Obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água I, em Sumaré, têm avanço de 70%

Obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água I, em Sumaré, têm avanço de 70%

17 de maio de 2024

As obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) I, localizada na Vila Menuzzo, em Sumaré, têm avanço de 70% no cronograma de trabalho da primeira fase. Esse percentual considera a etapa dos trabalhos que contempla a implantação de um novo laboratório e o remanejamento das linhas de recalque de água filtrada e coagulada, bem como a construção da nova sala de painéis elétricos e do novo sistema de armazenamento de dosagem de hidróxido de cálcio – intervenções que já foram concluídas.  

Ainda nessa primeira fase, segue em andamento implantação de uma tecnologia de filtração mais moderna e avançada do mercado, com a instalação de sopradores para lavagem dos filtros com ar – o que aumentará a capacidade, tornando mais eficiente esse processo na ETA I. Isso continuará garantindo o cumprimento dos parâmetros de qualidade de água, conforme preconiza a Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle da qualidade da água.

“A filtração é uma das etapas do tratamento de água. Os filtros são uma espécie de barreira que retém impurezas e partículas presentes na água. Trata-se de etapa fundamental que garante o atingimento dos padrões de potabilidade da legislação vigente”, explica Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Sumaré.

Durante a execução da obra, a concessionária identificou a necessidade de realizar mais duas fases que vão possibilitar o aumento de volume tratado para disponibilizar mais água potável para as regiões atendidas pela ETA I. São elas: Centro, Ravagnani, Veccon, Planalto, João Paulo, Picerno e Carlota.  

A segunda fase da obra contemplará a execução da modernização do sistema de floculação e decantação. Uma obra de grande importância e que vai ampliar a capacidade de tratamento, além de trazer mais robustez e segurança operacional para o processo como um todo.

A conclusão das obras aumentará a capacidade de tratamento da estação, o que continuará garantindo o abastecimento de água à população e permitirá o crescimento sustentável do município.

“Ampliaremos a capacidade de tratamento da estação de 270 para 360 litros por segundo, um incremento de 33%. Isso significa mais oferta de água tratada e de qualidade para os sumareenses. Essa obra faz parte do compromisso da BRK em levar saneamento para além do básico, garantindo acesso à água de qualidade a todos os moradores”, destaca Viviane.  

Interrupções no abastecimento 
Ao longo da obra podem ocorrer interrupções pontuais no abastecimento. Para minimizar os transtornos momentâneos que serão causados à população, a BRK vai divulgar o andamento da obra nas redes sociais da concessionária. “O objetivo é que a população possa acompanhar o progresso dos trabalhos e as paradas no abastecimento e, assim, reduzir os transtornos”, esclarece a gerente.  

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.